cocktails &...dreams

domingo, fevereiro 5

o 1º pedaço da vida na Holanda




ok ! chego dpx de uma viagem tranquila e saio do aviao !! ok ! aeroporto enorme e mt bonito , as pessoas são simpaticas ! ok ! apanho um taxi ( mt bom , taxistas vestidos a rigor mesmo tipo motorista particular ! ok ! deixa me na central station de haarlem onde tinha combinado com a colega de escritorio que me arranjou a casa ! ok ! começam aqui os stress´s! fico ali um bocado nada , ninguem, nao a vejo ...começa o desespero ! vou com os 5o kg !!!!! de bagagem atrás e começo a andar com muita dificuldade pois o meu pé ainda está longe de estar bem , encontro uma cabine e ligo lhe ... toca ,toca , sem resposta.. outra vez, outra vez nenhuma voz me responde ! lembro me k n tirei o numero do celular dela e este é o de casa .. fuck ! lembro me q pode existir outra entrada e pergunto no kioske ..sim , existe outra e o meu coraçao volta ao normal ! ok ! chego lá e encontro a rapariga ufaaa ! "agora falta ir para casa , kero descansar" é apenas este o pensamento que ´me atravessa ! para minha surpresa a temperatura está igual a lisboa " mas sol nem v^e- lo ! apanhamos o autocarro e so quero chegar a casa ! saimos depois de 10 mn a andar e pegamos nas malas mais 5 minutos a andar.. chegamos a casa e primeiro choque .. a casa fika num bairro social ( aqui o conceito de bairro social é outro , alguns predios sociais inseridos em uma zona de luxo) e subimos a um terceiro andar , abro a porta e nem quero acreditar no que os meus olhos veêm ..odeio imediatamente a casa ..e precticamente tudo nela !! começo tb a nao gostar da atitude do namorado dela que é a pessoa a quem estou a alugar a casa .. holandes tipo adriaense, pouco falador , arrogante e impaciente... do género ! explicam me as cenas necessárias a utilizar a casa , começo a pensar na serie de coisas k tenho de ir buscar ao ikea :) ! torradeira , toalhas , etc ! digo lhe k tem de tirar uma serie de coisas que eu nao kero cá em casa , livros , plantas ,etc ! tento imaginar a casa depois de eu arranjar como kero e começo a animar ... muito bem 1ª etapa concluida ! vamos embora , preciso de comprar mercerias e coisas para a casa .. saímos , o tempo piorou, está mais frio ! andamos , andamos e andamos sem parar .. ja estou farto , tou tao cansado ..nao durmo ``a 40 horas praticamente.. antes de eles me deixarem no supermercado , vamos tomar café ! peço um capuccino para acalmar o estomago ..afinal são 15 e 45 e só ainda comi a sandes que me serviram no aviao .. acerto na escolha , o estomago acalma ..agora só me doi o corpo todo :) ! falamos um bocado e começo a simpatizar mais com ele ..temos algumas coisas em comum e aparte dakela distancia k aparenta querer manter , deixa de me incomodar tanto a sua presença ! a elena ( minha futura colega de escritorio tem á volta de 40 anos e desde o inicio que a sua simpatia e aquele "querer ajudar" me confortam um pouco ) aparenta ser impecável ... ao menos isso ! deixam me no super , faço as compras com muita dificuldade pois nada esta em ingles , nem os rotulos das embalagens ! peço ajuda ,demoro me bastante e saio com as cenas básicas que pesam como o car..tipo 25 kg ! nem quero acreditar que vou ter de anda com isto tudo de volta ate casa sozinho ! ao menos é sempre a direito e nao há subidas ..como sabem na holanda tudo é plano ! ando ando , paro um pouco para respirar, anoitece .. com a chegada da noite as pessoas desaparecem das ruas ,sao 18 da tarde ( hora de jantar aki na holanda ) ! só quero chegar a casa e continuo a andar quando de repente dois mitras cruzam a esquina na minha frente e olham repetidamente para trás ... começo a assustar me .. estou fraco, cansado , com 25 kg nas costas e 300 euros no bolso ! passo para o outro lado da avenida tipo " sou daki , conheco esta zona perfeitamente " , mas eles continuam a mirar me ! deixo de olhar , olho em frente e apresso o passo ... eles param na paragem de autocarro , eu sigo mas continuam a olhar ... viro uma esquina e asseguro me que nao me seguem ... se ja estava cansado fisicamente ,agora tb estou psicologicamente ! mt emocão para um dia só ! ando mais um bocado , abro a porta , subo 3 andares , estou em casa finalmente ! desfao as malas , as compras e ..estou de rastos ..! sinto me sozinho e ligo me skype para falar um bom bocado ..fumo dois cigarros e sinto me melhor ! vou dormir e so acordo 14 horas depois ... são 10 da matina , abro o estores´, vejo o tempo la fora ..até arrepia ( neblina e ceu nublado ) ! ligo o skype , falo a lingua de camoes mais umas duas horas , tomo banho, como e saio ..sao 14 horas em ponto ! hj sendo o primeiro domingo do mes esta tudo aberto , por isso está se bem .. nos restantes domingos esta tudo fechado ! ando um bocado ,exploro as ruas que sao basicamente todas iguais .. aqui tudo é parecido com a nossa baixa lisboeta so que com algumas diferenças .. as bikes a circular , o chao é laranja tijolo ,etc.. parei num irish pub , bebo uma imperial descansadinho da vida , faço mais umas compras de supermercado e volto !! preciso mesmo de uma bicicleta mas hj as lojas das bikes estavam fexadas !! e pronto !! foi assim este fim de semana..sinto me sozinho apenas...ate já !!

4 Comments:

  • Olá Ricardo! é o Jan da Selma,

    Olha gostei muito de ler a tua 1a experiência na Holanda...
    Que stress para o primeiro dia !! Pareces mesmo estar um bocado perdido. Deixa-me começar por dizer que a mim, sendo Belga também me acontece sempre quando estou na Holanda!!!

    Tenta de integrar neles: compra uma bicicleta, come "Goudakaas" e "pindakaas" e fala muito com os Holandeses; em geral gostam muito falar e falam muito fluentemente! E habitua-te ao tempo, é mesmo assim nos países baixos... cada raio de sol deixa-nos muito feliz pelo reste da semana!

    Ah, e se alguma vez te incomodam na rua diz só "sodemieter op, man!"
    (devia foncionar!)
    (faz só quando não tiveres muitas bagagens ;) )

    Um abraço & muita sorte!
    Jan

    By Blogger Selma, at 7:03 da tarde  

  • poix é! ninguem disse que ia ser fácil.. :P mas como toda a gente sabe tu adaptas-te bem a qualquer situação e fazes amigos mto depressa, por ixo don´t worry! vais adorar!! daki a 2 meses to aí... hehe :)
    beijinhos grandes
    joana*

    By Blogger joana, at 9:22 da tarde  

  • Esses mitras a kem tu te referes no texto...eles estavam a olhar para tras pq estavam com medo de ti! Tu sim, é que tens ar de mitra. Esses sacos que carregavas deviam dar mesmo ar de teres gamado algo num minipreço qualquer.
    Tu nao aprendes mesmo puto... :)
    A maior sorte para ti amigo!Que tudo te corra pelo melhor. Vou "aparecendo" aqui para te xatear um pouco.
    Grande abraço.
    Bruno "Lagarto" Madeira

    By Blogger Bruno Miguel Madeira, at 6:38 da tarde  

  • Nada como um acontecimento emocionante para ficar para sempre na nossa memória. :)
    Muito boa sorte e cuidado por onde te perdes...

    By Blogger Monica, at 8:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home